Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: T. debilis

Nome Científico

Turdus debilis
Hellmayr, 1902

Nome em Inglês

Floodplain Thrush


Fotos Sons

Caraxué-da-várzea

O carauxé-da-várzea é um Passeriforme da família Turdidae. Até algum tempo atrás era conhecido como sabiá-de-bico-preto, mas teve sua nomenclatura alterada depois que o grupo T. ignobilis foi separado em 4 espécies distintas.

Características

Mede de 21 a 23 cm de comprimento. Possui bico preto, partes superiores marrom oliváceo, garganta branca riscada de marrom, uma pequena área branca entre a garganta e o peito. Partes inferiores marrom acinzentado, separado no meio por uma área branca, mais estreita no peito e mais larga no baixo ventre e crisso. Íris castanho escura, asas sem marcas. O jovem apresenta pintas marrons no peito, assim como outros jovens do gênero Turdus. A área branca entre o peito e a garganta é a principal diferença entre essa espécie e seus primos próximos T. arthuri e T. murinus, que não possuem essa característica.

Alimentação

Alimenta-se de frutinhas, vermes e insetos.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Vive em áreas semiabertas, várzeas, plantações, áreas urbanas, jardins e quintais. Aceita bem a presença humana e é comum em cidades como Manaus. Nas áreas urbanas na Amazônia pode ser encontrado junto com o sabiá-barranco (Turdus leucomelas).

Distribuição Geográfica

Encontrado em boa parte da Amazônia, principalmente ao sul dos rios Negro e Amazonas (embora também ocorra acima destes, mas não tão ao norte), nos estados do AM, S do PA, AC, RO e N de MT. Também nos países vizinhos Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

Referências

Galeria de Fotos